terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como agir depois de uma traição?

Não estou dizendo aqui uma traição envolvendo homem e mulher e sim traição como a de Judas, Pedro, aquele tipo de traição onde aquela pessoa que você confiou, que andou com você, que sonhou junto, que aparentemente estava ali pagando o preço simplesmente age de uma forma inesperada, quebrando a confiança, a aliança.

Aí você vai me dizer, devemos perdoar setenta vezes sete, ok irmão, mas vamos sair do castelo de hipocrisia e analisar a fundo, você acabou de levar aquela facada nas costas de alguém que comia da sua mesa, e aí como agir? Fingir que nada aconteceu? Agir com frieza? Descabelar, falar um monte?

Quando falamos de traição na Biblia, logo vem a cabeça Judas e também Pedro que negou Jesus três vezes, mas tem uma outra situação bem interessante:

Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.

E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.
Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,

E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
                                                                                                                             
Êxodo 32:1-10

Depois de tudo que Moisés fez por esse povo, depois de todas as experiências com DEUS, por cinco minutos ele sai de cena e o povo faz tudo exatamente ao contrário, estraga tudo, na minha visão é uma forma de traição, já que fizeram algo pelas costas dele, sem consulta-lo, sem medir as consequências, colocando tudo a perder, não respeitaram a sua autoridade.

Então DEUS diz: Esse povo é rebelde mesmo Moisés, vou acabar com eles, mas fique tranquilo farei de você uma grande nação.

E o que Moisés faz? Defende, intercede pelo povo, o mesmo povo que o traiu, que foi ingrato com ele e com DEUS. E que depois ainda reclamava e murmurava pelo deserto, mesmo após a morte de sua irmã. O ser humano realmente não mudou muito.

Hoje alguém que eu considerava muito especial, me decepcionou absurdamente, estou triste, estou sem palavras. Há menos de um mês o Pastor Luizinho que está me discipulando, falou exatamente isso, não espere que as pessoas sejam gratas, sejam leais, muitos simplesmente viram as costas, isso quando ainda não falam mal de você mesmo depois de você ter se doado, ter se dedicado pela vida deles.

É Pastor você estava muito certo. Infelizmente só aprendemos com a experiência.

Como é dificil Senhor! Não dá para entender, se a pesoa não quer compromisso, se não quer ter uma vida com DEUS, se não quer mudança, porque simplesmente não segue com sua vida e deixa quem quer, buscar isso???? Não dá para entender.

Agora só me resta orar, e pedir a DEUS que me dê a mesma sabedoria, amor e paciência que Moisés teve.

Nessas horas se não focarmos, se não estivermos aliançados com Jesus, não tivermos muita convicçaõ do que queremos e o porque servimos a Cristo, vem com certeza aquela maldita pergunta que sabemos muito bem quem sopra no nosso ouvido: Será que vale a pena seguir em frente?

E a resposta é: sim vale a pena! Mas que é complicado e machuca, isso é inegável.

Bruno

3 comentários:

  1. Meu amigo, sei bem o que significa este seu desabafo e sinto, por momentaneamente, não poder estar ao lado de voces pelo menos para oferecer um ombro amigo. O seu pastor falou à voces algo que ele já deve ter vivido muito e infelizmente, voces também viverão nesta jornada que empreitaram, esta é a natureza humana. Amadureça com isto, mas não perca a sua essencia de amor, comprometimento, dedicação e fidelidade aos seus liderados e principalmente ao nosso Deus. Sempre vale a pena! Fiquem na paz e concentrem todos os esforços e emoções aos que ainda estão ao lado de voces. Até breve.

    ResponderExcluir